segunda-feira, 25 de março de 2013

Parque Ecológico de Buenos Aires

O Bairro de Puerto Madero, além dos enormes prédios de escritórios e residenciais, restaurantes e hotéis, oferece ainda um dos maiores parques da cidade de Buenos Aires.
A  Reserva Ecológica Costanera Sur é um enorme espaço natural preservado de 360 ​​hectares que oferece diversão garantida para crianças e adultos.
O Parque Ecológico, como é popularmente chamado, possui  um grande número de espécies de aves e  plantas típicas da costa do Rio da Prata, possui também  animais característicos dos lagos e pântanos do Pampas. Tudo isso a poucos quarteirões do centro financeiro e administrativo.
No Parque Ecológico o  visitante pode explorar os diversos caminhos  e trilhas a pé ou de bicicleta.  Ao longo das trilhas o visitante também conta com bancos de madeira para o descanso e mirantes que oferecem a oportunidade de admirar e ver de perto a variedade de plantas e animais do local.
As trilhas do Parque possuem extensões diferentes pra todos os gostos e resistência física.  Podem ser percorridas em pouco menos de 1 hora até 3 ou 4 horas.
A história do local é interessante. Em  1918, no lugar onde hoje é a reserva, havia uma estância termal municipal. Nesse local as pessoas literalmente se banhavam nas águas do Ria da Prata. É claro que, com o tempo, o local infelizmente teve que ser fechado devido à contaminação das águas do Rio.
1916, Pessoas se banhando no Rio Del Plata
Em 1978, a região foi aterrada e pouco a pouco o local foi sendo ocupado por plantas e animais tornando o lugar naturalmente num parque de grande beleza ecológica.
Em 1986, a Prefeitura da Cidade de Buenos Aires reconheceu a beleza e importância do lugar transformando-o e investindo em infra-estrutura para torná-lo um Parque aberto ao público em geral. Foi então criada a Reserva Ecológica Costanera Sur.
Dicas:
  • Não é possível chegar de Metrô. A sugestão é pegar um táxi até Puerto Madero e ir a pé até o Parque. Do canal de Puerto Madero até o Parque são apenas dois quarteirões.
  • Evite o Parque a noite pois a iluminação é precária.
  • Há visitas guiadas para público nos sábados, domingos e feriados as 10:30h. e 15:30h.
  • Todos os meses é oferecido um diferente e interessante um passeio noturno acompanhado por guias. Para informações sobre reservas, datas e horários consulte o site.
  • Não esqueça de levar a câmera fotográfica, o local é lindo e ideal para belas fotos.

Fica na Avenida Tristán Achaval Rodríguez, entre as Ruas Viamonte e Brasil. O Parque possui duas entradas que ficam respectivamente nas ruas mencionadas.
A entrada é gratuita. Aberto diariamente das 8:00 até19.00h.
 
Fonte: Quero viajar

Nenhum comentário:

Postar um comentário