sábado, 13 de abril de 2013

Planejando uma viagem para San Antonio, Texas


Tweet Tweet A cidade de San Antonio é a segunda maior do Texas e sétima maior cidade dos EUA, onde fica o famoso Álamo, que já apareceu em muitos filmes...

  • 15
     




    Share


A cidade de San Antonio é a segunda maior do Texas e sétima maior cidade dos EUA, onde fica o famoso Álamo, que já apareceu em muitos filmes e séries de TV do velho oeste (e é a atração turística número 1 do Texas). Mas tem muito mais o que fazer em San Antonio além do Álamo: a cidade é a casa do time de basquete da NBA San Antonio Spurs, da Riverwalk, um calçadão beira-rio lindo cheio de restaurantes e lojas, um monte de museus e parques temáticos (Sea World e Six Flags). Não falta coisa para fazer, provavelmente vai faltar é tempo para ver tudo.

Localização: San Antonio fica no sudoeste do Texas, 1h30 de carro de Austin, 3h de Houston, 5h de Dallas. Está bem mais perto do México do que todas essas outras cidades texanas: apenas 2h30 da fronteira. Não tem vôo do Brasil direto pra lá, você tem que ir primeiro para Houston (vôos do Brasil diretos com a United) ou Dallas (vôos do Brasil diretos com a American Airlines), e depois fazer conexão para San Antonio (ou fazer uma viagem pelo Texas bacana, alugando um carro em Houston ou Dallas e dirigindo até San Antonio e Austin).

Clima: Assim como as demais cidades texanas tem um verão que não é brincadeira, com temperaturas acima de 35 graus todos os dias e muitos dias batendo os 40 graus em julho e agosto, os meses mais quentes. Os invernos são amenos em comparação com os estados do Norte dos EUA, com temperaturas médias entre 5 e 17 graus nos meses mais frios (dezembro e janeiro). Melhores épocas para visitar: abril, setembro e novembro, quando a temperatura está mais agradável e chove menos que em maio, junho e outubro. Veja o clima de San Antonio mês a mês aqui.

Clima em San Antonio, gráfico do site weather.com
Clima em San Antonio, gráfico do site weather.com


Onde ficar: A melhor área pra ficar hospedado é mesmo em downtown, perto da Riverwalk e do Álamo. A concentração de hotéis ali é enorme, com muitas opções de redes conhecidas como Marriott, Sheraton, Westin, Hilton, entre outros, e também hotéis históricos charmosos, como o Menger, do ladinho do Álamo. Eu já fiquei no Marriott Plaza San Antonio e no San Antonio Marriott Riverwalk, ambos são bons hotéis e recomendo, sendo que o San Antonio Marriott Riverwalk fica melhor localizado.
 Comida: a influência mexicana é óbvia e a comida tex-mex está em todo lugar – muitos tacos, burritos, guacamole, enchiladas…pra quem gosta não faltam opções, das mais autênticas às moderninhas. O churrasco texano também aparece bastante, mas se você não gosta dessas comidas pode ficar despreocupado que as tradicionais redes americanas tem presença na cidade (Rainforest Cafe e Hard Rock Cafe, por exemplo, estão bem na Riverwalk) e restaurantes locais de massas, peixes e outras culinárias não são difíceis de encontrar.

Transporte: se você ficar em downtown não precisa de carro pra conhecer a grande maioria das atrações da cidade, muitas você vai conhecer a pé, ou de ônibus. Se for aos parques (Sea World e Six Flags), se quiser fazer caminhadas/trilhas e explorar as cidadezinhas vizinhas (New Braunfels, San Marcos, Fredericksburg, ir até Austin) vai precisar alugar carro.

Atrações em San Antonio: são muitos os pontos turísticos em San Antonio, essa lista aqui tem apenas uma amostra dos mais famosos.

Álamo: a mais famosa das missões espanholas, símbolo do Texas, é relativamente pequena, tem um jardim lindo e fica bem no centro da cidade. Foi onde menos de 200 texanos lutaram contra um exército muitas vezes esse número em 1836 pela independência do Texas, numa batalha que durou 13 dias, e na qual todos os defensores do Álamo foram mortos. Eles viraram mártires, claro, e vem daí o grito de guerra “Remember the Alamo” (lembre-se do Álamo) usado em batalhas seguintes pelos texanos. O Álamo abre diariamente, fechando apenas na véspera e dia de Natal. Entrada gratuita. Das 9h as 17h30, sendo que aos domingos abre as 10h. No verão fica aberto até as 18h30.

Gabe e Julia em frente ao Álamo em dezembro de 2008

Riverwalk: um rio que causou enchentes trágicas e que quase foi acimentado, e que depois de muitos protestos acabou sendo transformado na segunda maior atração turística da cidasde, a Riverwalk. Obras de contenção e represas para lidar com as cheias foram feitas e suas margens transformadas em calçadões com jardins, restaurantes e lojas. Barcos fazem passeios pelo rio, alguns oferecendo jantares a bordo. Na época do Natal, milhares de luzes enfeitam as árvores da Riverwalk e no final de semana do Thanksgiving eles fazem um desfile de barcos natalino para acender as luzes pela primeira vez na estação. Na primevera, um desfile de barcos faz parte da Fiesta San Antonio, um festival anual que relembra as batalhas do Álamo e San Jacinto. A Riverwalk e o Álamo são as duas atrações imperdíveis de San Antonio, se você tem pouco tempo na cidade, não deixe de ir. Se você quer ir pra assistir o desfile, o melhor é fazer reserva em um dos muitos restaurantes que oferecem pacotes de jantar nessa noite, porque fica tudo lotado e é ruim pra assistir se você não está em uma mesa. Grátis. Os passeios de barco duram em média 45 minutos e custam $8.50 dólares por adulto. Tem restaurantes de todos os tipos (mexicano, italiano, churrasco texano, tex-mex, frutos do mar, burgers…) e faixas de preços.

Um pedacinho da Riverwalk em julho de 2008

Missões espanholas: Os padres franciscanos foram enviados para catequizar os nativos da região no século 18 pelo governo espanhol e a igreja católica. São 5 missões preservadas, o Álamo (chamado originalmente de missão San Antonio de Valero) é uma delas e a única que não funciona como igreja até os dias de hoje. Nas outras 4 ainda se celebram as missas de domingo. Para quem quer visitar as igrejas por dentro, elas ficam abertas das 9h-17h diariamente. Fecham em alguns feriados religiosos, consulte o site. Grátis.
La Villita: é um distrito histórico as margens da Riverwalk, a área foi construída nos séculos 18 e 19. Parece uma cidadezinha mexicana antiga, com arquitetura típica preservada em pátios, praças e casas, cheia de lojas de artesanato e restaurantes. A maioria das lojas abre das 10h-18h. Grátis.


La Villita, um distrito histórico de San Antonio


Market Square: são três mercados nessa praça: um Farmer’s Market, que vende produtos dos fazendeiros locais; El Mercado, que vende artesanatos mexicanos; e Produce Row, que vende frutas e legumes frescos. Vários restaurantes mexicanos tradicionais, incluindo um 24h, fazem parte do complexo e nos finais de semana barraquinhas de comida mexicana aumentam ainda mais o leque de opções culinárias. Mariachis tocando música passeiam pela área. Grátis.

Tower of the Americas: uma torre de 190m de altura com restaurante e observatório no topo pra quem quer ver a cidade de cima. Nós ainda não visitamos, só vimos pelo lado de fora. Incluído no ingresso está um filme 4D sobre o Texas, Skies over Texas 4D Theater Ride. No topo da torre tem um restaurante com vista panorâmica, o Chart House. Abre diariamente das 10h-22h (sextas e sábados até as 23h) e custa $10.95 por adulto, $9.95 para idosos e $8.95 por criança.

Tower of the Americas, com 190m de altura, oferece uma vista panorâmica de San Antonio

Majestic Theatre: um cinema antigo luxuoso que foi construído um pouco antes da Grande Depressão, funcionou até os anos 40-50, ficou abandonado por anos e finalmente restaurado, hoje em dia é uma casa de shows. É a casa da Orquestra Sinfônica de San Antonio, e com 2.311 lugares foi por muito tempo o maior do Texas e o segundo maior cinema dos EUA. Curiosidade: foi o primeiro cinema com ar-condicionado do Estado quando inaugurado (sim, em 1929!). Para ver um show no Majestic, dê uma olhada no calendário de eventos.

Witte Museum: é um museu de história, ciência e história natural, com muitas exposições interativas boas para crianças. Exposições temporárias também atraem muitos visitantes, no momento (outubro 2012) a exposição Múmias do Mundo, com múmias emprestadas por diversos museus do mundo, está aberta (até janeiro de 2013). Diariamente das 10h-17h, Terças fecha as 20h e domingos abre ao meio-dia. A entrada custa $10 dólares por adulto, $7 dólares crianças entre 4-11 anos e $9 para idosos (65+). Algumas exposições temporárias não estão incluídas nesse preço e tem que ser compradas separadamente.

San Antonio Children’s Museum: ainda não visitamos esse museu das crianças de San Antonio, que fica bem pertinho da Riverwalk e do Álamo em downtown. Pra quem nunca visitou um museu de crianças, eles tem áreas temáticas com brinquedos educativos, as crianças se esbaldam. Abre diariamente, das 9h-17h, aos sábados fica aberto até as 18h e aos domingos de meio-dia as 17h. Custa $8 dólares por adulto e crianças acima de dois anos. Adultos sem crianças não entram. Fecha em alguns feriados, consulte o site.

Sea World: o parque conhecido da Flórida tem um parque em San Antonio, com os mesmos shows de baleias e golfinhos que atraem multidões. Uma área da Vila Sésamo com personagens e brinquedos bons para crianças pequenas, montanhas-russas e um parque aquático (pago separadamente) chamado Aquatica completam as atrações. Bom pra família toda, porque tem entretenimento pra todas as faixas etárias. Ingressos básicos (sem o parque aquático) a partir de $49.99 dólares por adulto e $39.99 por criança de 3 a 9 anos. Estacionamento pago à parte, $10 por dia. Abre diariamente, mas os horários variam por mês e dia da semana, veja sempre no calendário o horário específico pro dia que você for visitar. O parque aquático abre somente durante o verão e custa $20 a mais por pessoa. Você pode reservar os programas especiais de interação com golfinhos, baleias, penguins e outros animais separadamente.

Six Flags Fiesta Texas: o famoso parque de montanhas-russas radicais americano tem um parque em San Antonio, e com temática mexicana, claro. Um parque aquático chamado White Water Bay garante que a atração não fique vazia durante os meses escaldantes do verão. Você pode torrar no sol na fila pra montanha-russa e depois dar um pulinho nos toboáguas. O parque é bem antigo, tem 20 anos, mas é bem conservado, com exceção dos banheiros do parque aquático, que precisam de uma reforma. Mais adequado para crianças mais velhas e adolescentes, por causa das restrições de altura nos brinquedos, que não são voltados para crianças pequenas. Abre diariamente (o parque aquático só abre no verão), os horários variam por mês e dia da semana, confira sempre no calendário no dia que você for. Ingressos a partir de $49.99 dólares pra adultos e crianças acima de 1.20 de altura, estacionamento pago separadamente, $17 dólares o dia. O parque aquático não é cobrado à parte.

NBA San Antonio Spurs: o time tetra-campeão de basquete joga na AT&T Arena de outubro a abril todos os anos. São muitos jogos então não é difícil conseguir tickets baratos no início da temporada (claro que vão ficando mais disputados à medida que os jogos vão ficando mais importantes e decisivos). Se você gosta um pouquinho que seja de basquete, recomendo muito ir a um jogo da NBA. Os americanos sabem transformar um jogo de basquete numa experiência de entretenimento! Você pode ver datas dos jogos e comprar tickets online aqui.

Nos próximos posts vou falar mais sobre o Álamo e a Riverwalk, que são as duas atrações principais da cidade. Aqui o post sobre a Riverwalk.

Tem sempre dicas legais de restaurantes e lugares pra visitar (incluindo trilas em cidades vizinhas) no ótimo blog Ex Corde, de uma brasileira que mora em San Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário